sexta-feira, 11 de junho de 2010

O rei Henrique VIII e seus casamentos

O segundo rei inglês da dinastia Tudor, Henrique VIII casou-se com Catarina  de Aragão. Catarina ficou viúva de seu irmão Arthur. Ele tinha 18 anos, e ela 23 anos. Viveram juntos 23 anos. Tiveram 6 filhos  , dos quais apenas um sobreviveu, Maria, a futura rainha inglesa, mas não conseguiu gerar um filho varão.
Henrique teve um caso com Maria Bolena, da nobreza inglesa. Mais tarde conhece Ana Bolena, irmão de Maria Bolena. Solicita a anulação do seu casamento com Catarina para casar com Ana Bolena. O papa Clemente VII não concedeu a anulação do casamento. Henrique rompeu com a igreja de Roma e tornou-se, através do Ato de Supremacia, o chefe da igreja Anglicana na Inglaterra. Anulou seu casamento com Catarina e casou-se com Ana(24),sendo mais tarde coroada como rainha Ana Bolena.
Foi excomungado pela igreja católica. Ana deu-lhe uma filha, Elizabeth, futura Elizabeth I. Após o nascimento de sua filha, o rei procura uma antiga conhecida, Jane Seymour (25), ex-dama de honra da Rainha Catarina. Ana Bolena é acusada pelos partidários de Jane de infidelidade. Antes de ser decapitada Ana é acusada de infidelidade ao rei, de tentar matar Catarina e Maria, e de outros crimes, inclusive o de incesto com o irmão. Dez dias depois, o rei  casou-se com Jane Seymour, que lhe deu um filho varão, Eduardo, futuro rei Eduardo VI. Jane morreu logo após  o parto.
Henrique voltou a casar-se ainda com ,Catarina Howard (22) prima de Ana Bolena. Ela foi a mais bonita de suas esposas. Catherine não permaneceu feliz por muito tempo ao lado de um homem quase trinta anos mais velho que ela. O amor por seu primo, foi descoberto, e ela foi executada na Torre, em fevereiro de 1542, no mesmo local onde morrera Ana Bolena. A sexta esposa de Henrique foi Catarina Parr (31). Viúva de dois maridos antes do rei. O rei morreu três anos após o casamento, de uma doença em sua perna. Catherine Par teve a boa sorte de sobreviver ao marido.Henrique VIII morre aos 55 anos.





Fonte: Uma História dos Povos de Língua Inglesa, de Winston S. Churchell.